Os paraguaios vão às urnas, no próximo domingo (30), para as eleições gerais que decidirão o próximo presidente, vice, deputados, senadores, além dos governadores e deputados estaduais, para um mandato de cinco anos.
Uma pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (25), mostrou que os dois principais candidatos estão à frente em empate técnico – deixando um cenário nebuloso para o país, que não prevê segundo turno nas eleições.
De toda forma, a surpresa desta pesquisa foi o terceiro colocado – um candidato polêmico, que já teve mandato como senador cassado após pedir a morte de “100 mil brasileiros bandidos”, e deu um salto de 8 pontos percentuais (pp) em relação ao último levantamento, do início do mês.
A empresa entrevistou virtualmente 2.230 eleitores paraguaios entre os dias 20 e 24 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.
Segundo os dados, o ex-ministro de Obras Públicas, Efraín Alegre, que lidera o bloco de oposição “Concertación Nacional para un Nuevo Paraguay”, que agrupa partidos desde a esquerda até a centro-direita, lidera a corrida eleitoral com 34,3% das intenções de voto.
Colado logo atrás, com 32,8% das intenções de voto, está o candidato governista Santiago “Santi” Peña, do Partido Colorado, o mesmo do atual presidente direitista Mario Abdo Benítez.
Fonte: CNN
Comentários