top of page

‘Rússia será derrotada como nazismo foi’, afirma Zelensky


Com a aproximação das comemorações do Dia da Vitória, as forças russas intensificaram a ofensiva na Ucrânia, tendo lançado na madrugada desta segunda-feira vários ataques às regiões de Kiev e Odessa. Do lado ucraniano, Volodymyr Zelensky quis marcar as celebrações da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial, afirmando que a Rússia vai ser derrotada “da mesma forma” que o nazismo.


“Todo o velho terror que a Rússia moderna está a trazer de volta vai ser derrotado da mesma forma que o nazismo”, disse Zelensky num discurso em vídeo, publicado nas redes sociais. “Assim como destruímos o mal juntos na altura, destruiremos semelhante mal juntos agora”.


Comparando a guerra na Ucrânia à Segunda Guerra Mundial, o presidente ucraniano acrescentou que, a ofensiva russa “embora diferente hoje, tem o mesmo objetivo: escravizar ou destruir”.


As palavras de Zelensky surgem numa altura em que se preveem as comemorações do dia 8 de maio, Dia da Vitória, e na véspera de um desfile militar em Moscovo, no qual Vladimir Putin estará presente. O dia 9 de maio tornou-se uma data central para o nacionalismo russo, que se refere à guerra contra o nazismo como a “Grande Guerra Patriótica” e destaca apenas o papel da URSS na vitória.


“Vamos vencer”, prometeu ainda o chefe de Estado ucraniano, no vídeo gravado junto de um memorial da II Guerra Mundial com vista para o rio Dnieper, em Kiev.


“Não vamos perder o que ganhámos, vamos recuperar tudo o que foi capturado pelo inimigo”, assegurou ainda.


Fonte: Gazeta Brasil



10 views0 comments

Comments


bottom of page