O capitão do Exército Brasileiro José Eduardo Natale de Paula Pereira, que era o responsável pela segurança do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, quando invasores entraram nas sedes do governo, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Foi para fazer a contenção de danos, para impedir que as pessoas entrassem no gabinete do presidente, que seria a última linha”, diz o militar que justifica não ter realizado prisões pois estava sozinho contra uma multidão.
Os vídeos mostram que o capitão José Eduardo Pereira estava presente em vários momentos durante a invasão e que ele chega a abrir uma sala, onde os invasores pegaram água para beber.
O militar também ratifica que esteve sozinho em boa parte das imagens que foram veiculadas e que não tinha comando sobre a tropa de choque, composta por poucos militares que estavam presentes na data.
“Eu não tinha a função de comando. Eu não tinha a tropa na minha mão, apesar de estar ali tentando manobrar aquela tropa de choque. Naquela hora que o cara pega o extintor, aparece a Polícia Militar. Eu já estava subindo. Foi bem no final”, diz.
Fonte: CNN
Comentarios