A melhor chance da humanidade de salvar o planeta das mudanças climáticas está em prender homens brancos, disse a atriz de Hollywood Jane Fonda a uma platéia no Festival de Cinema de Cannes no sábado.
“Isso é sério – temos cerca de sete, oito anos para reduzir pela metade o que usamos de combustíveis fósseis e, infelizmente, as pessoas que têm menos responsabilidade por isso são as mais atingidas – Sul Global, pessoas em ilhas , pobres pessoas de cor”, explicou a estrela de Barbarella, insistindo: “É uma tragédia que temos que parar absolutamente”.
“Temos que prender e prender esses homens – são todos homens”, disse a atriz.
Sem nomear nenhum dos homens que ela acreditava ser o responsável pelo desaparecimento iminente do planeta, Fonda passou a traçar conexões entre a Terra e seus habitantes minoritários, argumentando: “Não haveria crise climática se não houvesse racismo. Não haveria crise climática se não houvesse patriarcado. Homens brancos são as coisas que importam e todo o resto [está] no fundo.
“Se resolvermos a crise climática e não resolvermos todas as outras coisas, teremos problemas”, alertou a atriz de Klute.
Fonte: Gazeta Brasil
Comments