top of page

Por que Lula está segurando indicação de Zanin ao STF?


A aposentadoria do ex-ministro Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal (STF) completa um mês nesta quinta-feira (11/5) ainda sem sinalização pública de Lula (PT) sobre quem será indicado para a vaga.


Cristiano Zanin, advogado pessoal do petista, é o único nome citado pelo próprio presidente até agora. Há também candidatos que correm por fora, mas que são muito mais desejo de aliados do governo e de outras autoridades do que de Lula.


A demora em oficializar um nome não é de praxe. O último indicado por Lula, Dias Toffoli, em 2009, foi anunciado apenas 16 dias após a aposentadoria de seu predecessor, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.


A suspeita é de que Lula esteja segurando o nome enquanto articula com senadores a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e no plenário do Senado. A votação é considerada a primeira prova de fogo de Lula na Casa Alta, que deverá testar o tamanho da sua base aliada.


Uma derrota seria acachapante para o governo. Isso porque desde 1890, apenas cinco indicações de presidentes foram derrubadas pelos senadores. Todas as rejeições ocorreram em 1894, no governo do marechal Floriano Peixoto.


“Por ter uma imagem muito ligada ao Lula, o Zanin sofre de algumas restrições não só dentro do PT, como fora. E o Senado tem demonstrado pouca disposição para tratar desse assunto nesse momento”, explica o cientista político Rodolfo Marques.


Fonte: Metropoles

29 views1 comment

1 Comment


Unknown member
May 11, 2023

Absurdo atrás de absurdo esse governo.

Like
bottom of page