A Polícia Federal (PF) identificou o planejamento de manifestação pró-Bolsonaro no dia do depoimento sobre a suposta importunação de uma baleia. A mobilização está prevista para ocorrer em frente à delegacia da PF em São Sebastião, no litoral de São Paulo, onde o ex-presidente prestará esclarecimentos na próxima quarta-feira (7/2).
Até o momento, as informações dão conta de que o ato em apoio a Bolsonaro será pacífico. A logística da oitiva, contudo, tem gerado alguma preocupação na PF. Acanhada, a delegacia dá de cara com uma rodovia bem movimentada.
São Sebastião é palco do episódio investigado pela polícia e pelo Ministério Público Federal. O inquérito apura se Bolsonaro incomodou uma jubarte, em junho do ano passado, por ter se aproximado dela com um jet ski.
Segundo a promotora Marília Soares Ferreira Iftim, fotos e vídeos indicam que, pilotando a moto aquática, o ex-presidente se aproximou a cerca de 15 metros da baleia, que estava na superfície.
“Considerando que as imagens foram feitas a partir de outra embarcação e é possível identificar que há uma única pessoa na moto náutica, que está pilotando e gravando um vídeo no celular ao mesmo tempo.
Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, disse a promotora ao detalhar a investigação.
De acordo com a legislação brasileira, “molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo” é uma infração administrativa contra o meio ambiente.
Advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten também foi intimado a depor por ter acompanhado o ex-presidente na referida viagem. Ele tem a opção de prestar esclarecimentos por videoconferência.
Créditos: Metropoles
Comments