O senador Jorge Seif (PL-RJ), autor da PEC que propõe o voto aberto, informou nesta quinta-feira (22) que conseguiu o apoio necessário de 27 senadores para protocolar a proposta. A proposta pretende determinar o voto aberto em todas as deliberações do Congresso Nacional.
Em 2013, o Senado aprovou uma PEC do Voto Aberto mas apenas para cassação de mandatos, mantendo o voto secreto para as eleições de integrantes da Mesa Diretora, inclusive os presidentes da Câmara e do Senado, e de indicações de autoridades.
Segundo o senador Seif, a proposta visa dar mais transparência, especialmente em “decisões que moldam o futuro da nação”, como de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Votar de forma aberta e transparente não é só um ato de responsabilidade, mas é um compromisso de honestidade e integridade com o nosso público. Se nós adotarmos o voto aberto, nós estamos promovendo, inclusive, coerência com as nossas ações, coerência com o que nós falamos lá no nosso estado durante a nossa campanha”, declarou o parlamentar.
Veja a lista dos senadores que assinaram a PEC do voto aberto para todas as deliberações:
Jorge Seif (Primeiro Signatário)
Alan Rick
Flávio Bolsonaro
Carlos Portinho
Carlos Viana
Ciro Nogueira
Cleitinho Azevedo
Damares Alves
Eduardo Girão
Eduardo Gomes
Hamilton Mourão
Izalci Lucas
Jaime Bagattoli
Jayme Campos
Lucas Barreto
Luis Carlos Heinze
Magno Malta
Márcio Bittar
Marcos Do Val
Marcos Pontes
Marcos Rogério
Plínio Valério
Professora Dorinha
Rogério Marinho
Styvenson Valentim
Tereza Cristina
Zequinha Marinho
Créditos: Gazeta do Povo
Comentarios