O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) formou maioria para para cassar a bancada estadual eleita pelo PL no Ceará nas eleições de 2022. Quatro dos juízes da Corte consideram que o partido fraudou a cota de gênero por terem inscrito candidatas laranja para conseguir o número mínimo de 30% de candidaturas femininas.
A votação foi suspensa após o presidente do TRE-CE, Inacio de Alencar Cortez Neto, pedir vistas por divergência quanto ao pedido de inelegibilidade do presidente da legenda no Ceará, o prefeito de Eusébio Acilon Gonçalves. Ainda falta um voto, mas, quando o julgamento for retomado, os votos já proferidos ainda podem ser alterados, razão pela qual o resultado ainda não é definitivo.
Se a decisão for mantida, serão cassados os mandatos de quatro deputado estaduais eleitos, entre eles, Carmelo Neto, o mais votado do Estado para uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alece). Além de dele, Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes (PL); Marta Gonçalves, esposa de Acilon, e Dra. Silvana também poderão ser atingidos. Apenas Dra. Silvana não é estreante no cargo.
Sobre o Pastor Alcides Fernandes, do PL: recebeu 79.207 votos. Natural de Jucás e casado com Marilene de Moura Fernandes, ele nasceu em 1967. Alcides é pai do deputado federal André Fernandes, eleito na última eleição para a Câmara dos Deputados, e atua como pastor da Assembleia de Deus.
Fonte: Terra
Comentarios