top of page

MST pede providências contra produtores rurais que expulsaram integrantes após invasão


Por meio de comunicado nas redes sociais, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) do Maranhão pediu providências contra produtores rurais que expulsaram integrantes do movimento após invasão a uma propriedade no município de Governador Edison Lobão (MA).

“A ocupação aconteceu com a participação de cerca de 150 famílias de trabalhadores e trabalhadoras que reivindicam levantamento de cadeia dominial desse imóvel rural, por se tratar de uma propriedade com vícios documentais junto ao registro de imóveis. Os fazendeiros locais articulados entre si, e com suporte da Polícia Militar, foram até a área para retirar as famílias, sem qualquer mandado judicial de reintegração”,diz um trecho da nota publicada pelo MST, nesta quarta-feira (1).


Em seguida, o movimento cobrou “atenção urgente” do governo e do judiciário para resolução do caso.


“Ressaltamos que o Maranhão é marcado pela concentração de terras e, segundo a CPT, ocupa o primeiro lugar em conflitos, com mais de 200 casos registrados nos territórios”, diz a nota.


A reação contra os invasores acontece no mesmo momento em que produtores rurais de diversos estados estão se mobilizando em torno do movimento que ficou conhecido como “Invasão Zero”.


O movimento ganhou força com a CPI do MST que, mesmo esvaziada pelo governo, conseguiu articular uma Frente Parlamentar para combater as ações do MST.


Comonoticiado pela Gazeta do Povo, em maio deste ano, o movimento Invasão Zero da Bahia já havia reunido 10 mil proprietários na época. O objetivo do grupo é monitorar as áreas para se proteger das ações do MST.


Fonte: Terra Brasil

12 views0 comments

Comments


bottom of page