top of page

Lula supera governos Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou os ex-chefes do Executivo Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) na utilização de helicópteros da Presidência da República para se deslocar dentro do Distrito Federal, nos cinco primeiros meses à frente do Palácio do Planalto, comparado a todo o período em que seus antecessores estiveram no comando do país.


Segundo dados obtidos pela CNN por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o petista utilizou a aeronave 24 vezes no período. Em todas elas, para fazer o trajeto entre o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e a Base Aérea de Brasília, de onde partiu para viagens nacionais e internacionais.


O Palácio da Alvorada está localizado a uma distância terrestre de cerca de 21 quilômetros da Base Aérea do Aeroporto Internacional de Brasília. O tempo de deslocamento de um carro comum, levando em conta o tráfego diário, é de, aproximadamente, 20 minutos.


O comboio presidencial, que acompanha o veículo do presidente, no entanto, faz o trajeto em menos tempo, já que agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar costumam liberar o trajeto.


Segundo um militar experiente, consultado pela CNN e que já realizou o trajeto, cada trecho do deslocamento em helicóptero pode ser feito em até cinco minutos.


A utilização do helicóptero para o deslocamento entre o Palácio da Alvorada e a Base Aérea, de acordo com uma fonte da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República, é uma escolha do presidente, apesar de o mandatário receber informes e recomendações da equipe de inteligência.


No caso de Lula, sua equipe de segurança deixa sempre à disposição do presidente um comboio de carros pronto para o trajeto. O petista, no entanto, tem dispensado os veículos e optado pelo helicóptero.


A Presidência e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram procurados, mas não se manifestaram. A reportagem questionou o motivo de o presidente preferir realizar o deslocamento por meio de transporte aéreo e não terrestre.


Também indagou se a utilização dos helicópteros não representa gasto desnecessário, levando em consideração que a economia de tempo é de apenas cerca de 15 minutos caso fosse utilizado o comboio de carros.


Créditos: CNN

12 views0 comments

Comments


bottom of page