top of page

Lula defende Cuba e critica embargo dos EUA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu Cuba e chamou de “ilegal” o embargo econômico imposto ao país pelos Estados Unidos. Em discurso na Cúpula do G77+China, em Havana, o presidente brasileiro também rechaçou a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo.


“Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral”, disse o petista em seu discurso na Cúpula do G77+China, em Havana.


Lula também ressaltou que os países mais ricos têm uma “dívida histórica” com o aquecimento global e cobrou o financiamento climático aos países em desenvolvimento. O presidente também defendeu a regulação de plataformas digitais para enfrentar a disseminação de desinformações no ambiente virtual.


“Não temos a mesma dívida histórica dos países ricos pelo aquecimento global. O princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, permanece válido. É por isso que o financiamento climático tem de ser assegurado a todos os países em desenvolvimento, segundo suas necessidades e prioridades. No caminho entre a COP28, em Dubai, e a COP30, em Belém, será necessário insistir na implementação dos compromissos nunca cumpridos pelos países ricos”, disse o mandatário brasileiro.


Lula também defendeu a regulação de plataformas digitais em seu discurso na Cúpula do G77+China, em Havana, neste sábado (16).


Lula também ressaltou que os países mais ricos têm uma “dívida histórica” com o aquecimento global e cobrou o financiamento climático aos países em desenvolvimento.


Além disso, o presidente brasileiro disse que vai propor a criação de um grupo de trabalho sobre ciência, tecnologia e inovação quando estiver na presidência do G20. O Brasil assume o posto em dezembro e terá mandato de um ano.


Fonte: Gazeta Brasil

4 views0 comments

Comments


bottom of page