top of page

Lula ataca Governo Bolsonaro durante reunião com líderes sul-americanos


Ao receber líderes sul-americanos na manhã desta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a integração dos países é essencial para o fortalecimento da unidade da América Latina e do Caribe.


“Nossa América do Sul deixou de ser apenas uma referência geográfica e se tornou uma realidade política”, afirmou o petista durante encontro no Palácio do Itamaraty.


“Infelizmente, esses avanços foram interrompidos nos últimos anos. No Brasil, um governo negacionista atentou contra os direitos da sua própria população, rompeu com os princípios que regem a nossa política externa e fechou as nossas portas a parceiros históricos”, disse Lula


“Essa postura foi decisiva para o descolamento do país de grandes temas que marcaram o cotidiano de nossos vizinhos. Deixamos que as ideologias nos dividissem, interrompemos os esforços de integração, abandonamos canais de diálogos e mecanismos de cooperação e, com isso, todos perdemos”, afirmou o presidente durante discurso.


Lula ainda disse ter firme convicção de que é preciso reavivar o compromisso com a integração sul-americana: “O que nos reúne hoje, em Brasília, é o sentimento de urgência de voltar a olhar coletivamente para a nossa região. A determinação de redefinir uma visão comum e relançar ações concretas para o desenvolvimento sustentável, a paz e o bem-estar das nossas populações”.


“Entendemos que a integração sul-americana é essencial para o fortalecimento da unidade da América Latina e do Caribe. Uma América do Sul forte, confiante e politicamente organizada amplia as possibilidades de afirmar, no plano internacional, uma verdadeira identidade latino-americana e caribenha”, afirmou.


Fonte: Gazeta Brasil

9 views0 comments

Comments


bottom of page