top of page

Lira quer quebrar acordo e tirar a presidência do PL na CCJ em 2024



O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou a aliados que o PL não deve comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2024. Caso a possibilidade se concretize, Lira estaria ignorando um acordo firmado com a bancada no início deste ano.


Por ter a maior bancada da Casa, com 99 deputados, o PL tinha direito a escolher primeiro na divisão das comissões em 2023, mas deixou a CCJ, a mais importante da Câmara, para ficar com a relatoria do Orçamento de 2024.


Desse modo, ficou combinado que o PT presidiria o colegiado em 2023 e um deputado do PL assumiria no próximo ano. A interlocutores, Arthur Lira indicou a possibilidade de ignorar o combinado.


A ação poderia fortalecer um possível nome a ser lançado à presidência da Câmara em 2025. No entanto, Lira deu sinais de que o PL poderia presidir a CCJ nos outros dois anos seguintes, em formato de rodízio.


A Oeste, o líder do PL na Câmara, Altineu Côrtez (RJ), reafirmou que o partido é o primeiro postulante à CCJ em 2024 e que a deputada Carol de Toni (SC) pode ocupar o posto.


Fonte: Revista Oeste

104 views0 comments

Comments


bottom of page