top of page

Lei que proíbe transições de gênero e adoção de crianças por trans é aprovada na Rússia




Os deputados da câmara baixa do Parlamento russo aprovaram na tarde desta sexta-feira (14) uma lei que proíbe as transições de gênero e a adoção de crianças por transexuais no país de Vladimir Putin.


O texto russo tem as seguintes determinações: proíbe-se intervenções médicas para alterar o sexo de uma pessoa; proíbe-se mudar o gênero de uma pessoa em documentos ou registros oficiais; casamentos em que uma das pessoas é transgênero podem ser anulados e pessoas “que mudaram de gênero” entram em uma lista de pessoas proibidas de adotar filhos na Rússia.


O texto russo prevê exceções, que devem ser avaliadas por uma comissão especial, que permitem cirurgias em casos de “doenças congênitas” em crianças durante a formação de seus órgãos genitais.


O vice-presidente da Duma Piotr Tolstoi disse que a medida não é retroativa e que as pessoas trans russas que já adotaram crianças não perderão a custódia.


O projeto de lei foi aprovado em 3ª e última votação e agora deve ser validado pela Câmara Alta do Parlamento, o Conselho da Federação russa, antes de ser promulgado por Vladimir Putin para entrar em vigor.


Essas etapas são consideradas simples formalidades.


Fonte: Gazeta Brasil



17 views0 comments

टिप्पणियां


bottom of page