top of page

GSI entrega mais 900 horas de imagens do dia 8 de janeiro ao STF



O ministro-chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, afirmou por meio de suas redes sociais que já enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a íntegra das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. A entrega ocorreu no sábado 22.


Ao todo são mais de 900 horas de gravações captadas por mais de 30 câmeras instaladas em áreas internas e externas do prédio. A entrega foi efetuada para atender a uma determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura as manifestações do 8 de janeiro.


A ordem foi dada depois da divulgação dos vídeos das câmeras de segurança do Planalto detalhando a movimentação dos manifestantes no prédio do Executivo. Os registros também mostraram o então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, em meio aos invasores.


As cenas apontam como o GSI agiu naquela tarde e levantaram suspeitas de colaboração e omissão das autoridades. Na ocasião, as sedes do STF, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional foram depredadas.

Moraes afirmou que as investigações dos atos exige não apenas punição àqueles que “criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado Democrático de Direito”, mas também aos agentes públicos civis e militares que “foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais”.


Fonte: Revista Oeste

46 views0 comments

Comentarios


bottom of page