As tropas Yahalom, membros do 7107º Batalhão do Corpo de Engenheiros de Combate, juntamente com forças de infantaria das brigadas Nahal e Negev, bem como tanques, descobriram várias entradas de túneis no norte de Gaza.
Os engenheiros de combate usam vários tipos de robôs e dispositivos explosivos para destruir os túneis, detonar armadilhas explosivas instaladas pelo Hamas e matar terroristas.
Segundo o relatório, Israel já destruiu cerca de cem secções de túneis, sem contar as atingidas por ataques aéreos.
O que as tropas terrestres israelitas enfrentam em Gaza é uma rede de túneis do Hamas com centenas de quilômetros de comprimento e até 80 metros de profundidade.
Os Estados Unidos acreditam que as forças especiais de Israel enfrentarão um desafio sem precedentes ao terem de combater os terroristas do Hamas e, ao mesmo tempo, tentarem evitar a morte de reféns mantidos na clandestinidade.
Embora Israel tenha investido pesadamente na detecção de túneis, ainda se acredita que o Hamas tenha passagens operacionais que se conectam ao exterior.
Com Israel a controlar totalmente o acesso aéreo e marítimo a Gaza, os túneis constituem uma das poucas formas de o Hamas trazer armas, equipamento e pessoas.
O Hamas acredita que os túneis são uma forma de reduzir algumas das vantagens militares de Israel, forçando os soldados israelitas a deslocarem-se para a clandestinidade em espaços confinados que os combatentes do Hamas conhecem bem.
Fonte: Gazeta Brasil
Comments