
O jornal Folha de S. Paulo admitiu, neste sábado, 27, que publicou fake news ao associar uma propriedade no interior de Santa Catarina ao nazismo.
O imóvel possui a inscrição “heil” nos telhados de duas casas do município de Urubici. O jornal havia afirmado que “muito provavelmente” era uma alusão à ideologia consagrada pelo alemão Adolf Hitler.
No entanto, conforme reportagem da Folha, neste caso, a palavra “heil”, que significa “salvação” em alemão, é uma referência ao sobrenome da família dona da propriedade.
Heil é um sobrenome conhecido no Estado, principalmente na cidade de Brusque, onde vive a família Heil, que tem propriedades em Urubici, cidade a cerca de 170 quilômetros de Florianópolis.
“É incorreto, portanto, fazer referência a essas estruturas como ‘telhas arianas’”, admitiu o jornal. A informação foi publicada pela colunista Giovana Madalosso em 21 de maio. “A falta de uma rigorosa checagem de dados, conforme recomenda o Manual da Redação, levou ao erro cometido pelo jornal.”
Fonte: Gazeta Brasil
Comentarios