Na manhã desta terça-feira (2), Glenn Greenwald, ironizou os jornalistas que defendem a PL das Fake News, que alegaram na segunda-feira (1.º), estarem sob censura do Twitter. Daniela Lima, da CNN Brasil, chegou a mostrar ao vivo em seu programa “CNN 360”, que não estava conseguindo fazer um post crítico ao PL das Fake News em sua conta pessoa do Twitter. Outra jornalista que reclamou, foi Vera Magalhães, que disse que foi desconectada da rede social logo após publicar a manchete do jornal Folha de S. Paulo sobre a crítica do Google ao PL.
No entanto, o problema era global. O Twitter estava enfrentando problemas técnicos que afetavam sua base de usuários. Um bug deslogava usuários aleatoriamente, o que gerou diversas reclamações, sobretudo de jornalistas, que chegaram a pensar que o problema era somente em suas contas, conforme relatado pela Reuters.
“Ontem, tanto a @DanielaLima_da CNN quanto o @slpng_giants_pt alegaram que estavam sendo censurados pelo Twitter (é hilário ver o Sleeping Giants indignado sobre censura). O @FlavioDino usou isso para ameaçar as investigações criminais.”, escreveu Glenn Greenwald. “Veja o pânico e a paranóia que espalharam o dia todo. Tb fui repetidamente desconectado do Twitter. Foi um problema técnico do site. Esses “guerreiros contra a desinformação” se transformaram em mártires da censura e provocaram uma investigação criminal”, prosseguiu Glenn ao compartilhar um post da Vera Magalhães.
“Ontem só postei uma vez sobre o PL Fake News (contra). Mas olha quantas vezes tive que obter códigos do Twitter pq fui desconectado. Os jornalistas que se julgam donos da Verdade criaram um falso pânico. É por isso que ninguém pode ser confiável com poderes de censura”, continuou o jornalista a captura de tela.
Fonte: Gazeta Brasil
コメント