A Câmara dos Deputados e o Senado Federal decidiram que vão passar a próxima semana em branco. Um acordo informal entre os parlamentares garantiu que não haverá sessões até o início de agosto.
Não é uma pausa oficial, mas uma paralisação extraoficial. Os congressistas a chamam de “recesso branco”.
De acordo com a Constituição, o Congresso só pode entrar em recesso em julho caso as duas Casas Legislativas tenham votado a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) — o que não ocorreu neste ano, até agora.
O cientista político Rafael Cortez, professor do Instituto Brasileiro de Direito Público, explica que pausas como essa auxiliam deputados e senadores a exercer outro papel relevante de suas funções: se aproximar das bases políticas estaduais.
Na prática, a história é diferente. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), viajou — antes mesmo do início do período de recesso branco —para o cruzeiro do cantor Wesley Safadão, que partiu dos Estados Unidos rumo às Bahamas.
O site de divulgação do “WS On Board Flórida” informa que “o cruzeiro mais animado do Brasil agora é o navio mais animado do mundo!”, com destino à “Ilha do Safadão”. O retorno estava programado para a quinta-feira 13.
Fonte: Terra Brasil
Comments