A Rússia colocou em serviço o míssil balístico intercontinental Sarmat, um novo sistema estratégico que o presidente Vladimir Putin disse que é capaz de atingir qualquer alvo no mundo.
O chefe da agência espacial russa Roscosmos, Yuri Borisov, anunciou a notícia na sexta-feira, dizendo que os mísseis Sarmat “assumiram o dever de combate”.
O Sarmat é um míssil subterrâneo baseado em silos que pode transportar até 10 ogivas nucleares. Pesando mais de 200 toneladas, tem um alcance de cerca de 18 mil quilômetros.
O lançamento do Sarmat é um desenvolvimento importante para o arsenal nuclear da Rússia.
É o míssil mais poderoso do mundo e é considerado um grande desafio para os sistemas de defesa antimísseis.
Putin disse em fevereiro que o Sarmat seria um “deterrente poderoso” para os inimigos da Rússia. Ele disse que o míssil “garantiria de forma fiável a segurança da Rússia contra ameaças externas”.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse na sexta-feira que os Estados Unidos estavam cientes dos relatos de que a Rússia havia colocado o Sarmat em serviço.
“Estamos monitorando de perto essa questão”, disse Kirby.
O lançamento do Sarmat ocorre em meio à guerra da Rússia na Ucrânia. Os Estados Unidos e seus aliados têm fornecido armas e assistência à Ucrânia, e a Rússia tem ameaçado usar seu arsenal nuclear em caso de interferência estrangeira na guerra.
Fonte: Gazeta Brasil
Comments